O governo brasileiro intensificou seus esforços no combate às queimadas que assolam o país, acionando representações diplomáticas em busca de ajuda internacional. Pedidos de apoio foram encaminhados aos governos de Paraguai, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Chile, Canadá e Estados Unidos. O objetivo é contar com auxílio especializado e equipamentos para controlar os incêndios florestais, que afetam principalmente a região amazônica.
Respostas Positivas e Cooperação Imediata
Dentre os países consultados, o Uruguai já se manifestou positivamente, confirmando sua disposição em enviar recursos. O governo uruguaio ofereceu uma aeronave de asa fixa, modelo CASA C-212 Aviocar, da Força Aérea Uruguaia, além de uma doação de 40 mil litros de líquido extintor de incêndio. Esse apoio será fundamental para as operações de combate às queimadas que estão programadas para começar ainda em setembro de 2024.
Iniciativas e Pedidos Brasileiros
Os pedidos de ajuda fazem parte de uma estratégia do governo federal, coordenada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em ofício enviado no dia 4 de setembro de 2024 ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), Silva instruiu que as embaixadas brasileiras nesses países realizem “consultas urgentes” sobre possíveis colaborações. A ministra também solicitou à Agência Brasileira de Cooperação que verificasse a possibilidade de apoio com aeronaves — tanto de asa fixa quanto rotativas — para lançamento de água e transporte de brigadistas e equipamentos.
O objetivo é garantir que o Brasil conte com todos os recursos necessários para enfrentar os incêndios, que ameaçam não apenas o meio ambiente, mas também a biodiversidade e comunidades locais.
Source: Brasil Solicita Apoio Internacional no Combate a Incêndios Florestais : Linkezine
