« Eles querem encontrar OURO – foi sua ganância que matou a maioria dos nossos anciãos há muito tempo! Homens *brancos com dinheiro querem mais. Eles querem destruir mais. É a tradição deles – eles não têm limites! »

Barbara Crane Navarro

Casa comunal Yanomami na floresta, Alto Orinoco, Amazonas, Venezuela – foto: Barbara Crane Navarro

« No passado, não tínhamos que falar sobre a floresta com raiva porque não conhecíamos todos esses brancos devoradores de terras e árvores. Nossos pensamentos estavam calmos. Só ouvíamos nossas próprias palavras e canções dos espíritos xapiri. Isto é o que queremos poder fazer de novo.

Se sua mente não estivesse tão fechada, você estaria expulsando os comedores de terra de nossa floresta! … Você não sabe fazer nada com a floresta. Você só sabe cortar e queimar as árvores, cavar buracos em as solo e contaminar as rios. No entanto, ele não pertence a você e nenhum de vocês o criou!

Todas essas palavras se acumularam em mim desde que conheci os brancos. … Talvez acabem dizendo a si mesmos: “Isso mesmo! Nossos grandes homens não têm sabedoria! Não vamos permitir que destruam a floresta!…

View original post 543 more words